Toxoplasmose: Uma doença infecciosa causada por um parasita de fezes de gato

Toxoplasmose Uma doença infecciosa causada por um parasita de fezes de gato

A toxoplasmose é uma doença infecciosa grave, causada por protozoários da espécie Toxoplasma gondii. Essa doença é uma zoonose, ou seja, afeta humanos, animais domésticos e silvestres. A transmissão ocorre através de ingestão água e alimentos contaminados ou carnes infectadas pelo parasita. A sua ocorrência é mundial e grande parte da população humana e animal já entraram em contato com esse parasita.

Epidemiologia

A sua ocorrência é mundial e grande parte da população humana e animal já entraram em contato com esse parasita. No Brasil, a doença em humanos ocorre geralmente em forma de surtos por contaminação de reservatórios de água, alimentos mal lavados e ingestão de carne crua ou mal passada. Em animais, a toxoplasmose ocorre geralmente em forma de abortos ou de doença sistêmica como oportunista. Essa doença representa um importante problema de saúde pública e animal.

Transmissão da toxoplasmose

A transmissão da toxoplasmose ocorre através da ingestão de alimentos contaminados com oocistos (presente nas fezes de gatos) ou cistos do parasita por meio de carne crua ou mal passada, além de transmissão via placenta e transfusão sanguínea.

Principais sintomas

Os sintomas da toxoplasmose são diversificados, tornando o diagnóstico difícil. Animais domésticos podem apresentar na fase aguda: febre, letargia, anorexia, ascite, icterícia, anemia, opacidade de córnea, abortos e sintomas neurológicos.

Em humanos a importância da toxoplasmose está relacionada ao aborto e nascimentos de fetos com malformações.

Diagnóstico

O diagnóstico da toxoplasmose é clínico, com base na anamnese, sintomas clínicos, histórico de exposição ao parasita e exames complementares. Os exames podem incluir testes imunológicos, cultura e biologia molecular (PCR).

Como é o tratamento da toxoplasmose?

O tratamento da toxoplasmose deve ser realizado por um médico ou médico veterinário em casos de sintomas em animais ou humanos. O tratamento é de combate ao protozoário e também de suporte a sintomatologia, sendo avaliado conforme estado clínico do paciente. A doença tem cura, porém o hospedeiro será portador do parasita, mas o sucesso do tratamento depende da precocidade no diagnóstico.

Como podemos prevenir essa doença?

Para prevenir a toxoplasmose em animais, é importante fazer o controle do parasita no felino (realizar exame parasitológico de fezes) e ofertar água tratada de boa qualidade.

Para prevenir a doença em humanos, é importante ingerir água tratada e de boa qualidade, lavar bem os alimentos, não ingerir carne crua ou mal passada e cuidar da saúde do gato.

Autor(a) deste post:

Compartilhe este post

Artigos Recentes:

Você também pode gostar de: